quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sobre "Malu de Bicicleta"


Em dois dias terminei de ler "Malu de Bicicleta", de Marcelo Rubens Paiva. Um amigo, envergonhado pelo teor da leitura e vendo que eu estava investindo em contos eróticos, resolveu me emprestar a obra. Me encantei com o texto envolvente, simples, direto, tosco e palpável do autor.

Diferentemente do que dizem algumas críticas, que resumem o texto a uma comparação com a obra "Dom Casmurro", de Machado de Assis, eu acredito muito mais no dia-a-dia da palavra, escrita em folhas rápidas, descrevendo taras e transas. O livro é muito mais do que uma dúvida do personagem principal, Luiz, com relação à (in)fidelidade da esposa, Malu.

O texto é daqueles que prendem o leitor até o fim, seja pelo escancaramento da face oculta da sexualidade humana, seja pelo enredo que faz com que queiramos acompanhar as aventuras do personagem, que por si só já rendem belas memórias de um "galinha", intitulado assim na obra.

"Malu de Bicicleta" foi publicado em 2003 e este ano virou filme, lançado recentemente em alguns cinemas do Brasil. Aqui em Sergipe ainda não chegou, mas espero ansiosamente para ver na telona aquilo que foi descrito com tanta sutileza, coragem e desprendimento. Palmas para Marcelo Rubens Paiva, gênio da literatura erótica brasileira.

Segue abaixo um trecho do livro:

"Na vida, Cris tinha uma paciência do cão. No sexo, era uma 'pênica'. Contradição. No sexo, nenhuma questão de ser tocada, lambida, chupada, acariciada, admirada, cantada, esfregada, massageada. Como se não sentisse nada, além de um incômodo ou cócegas. E nunca me tocava, lambia, chupava, acariciava, admirava, cantava, esfregava, muito menos massageava. Era como se meu corpo fosse invisível, indolor, insensível. Cris só gostava de uma coisa, do meu pau dentro dela". (p. 115)

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Muito interessante o seu blog. Belissimo mesmo. Estou lhe convidando a visitar o meu, e se possivel seguirmos juntos por eles Estarei grato lhe esperando lá
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com