terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Tempo de delicadeza



O livro que recomendo esta semana é "Tempo de delicadeza", de Affonso Romano de Sant'Anna. Já tinha outros livros do mesmo autor, mas este é imperdível. Trata-se de um conjunto de crônicas versando sobre o tema da delicadeza ou a falta dela neste mundo moderno. Como é livrinho de bolso da L&PM Pocket, custa bem barato: R$ 6,90.
Bom, ninguém melhor do que Affonso Romano para falar de delicadeza, afinal, é o escritor da palavra refinada e sutil, porém sem deixar de lado o criticismo. É servo do rigor no texto, mas ao mesmo tempo é docemente popular. Fã e amigo de Lispector, sua escrita contempla os problemas do nosso tempo. É um literato da contemporaneidade.
Poeta, ensaísta, cronista e professor, Affonso é mineiro de BH, de 1937 (ah, Minas: sempre vento de cultura). É casado com a escritora Marina Colasanti.

Obs.: O outro livro que possuo dele também é de crônicas: "Mistérios gozosos". Só este nome já não lhe deu curiosidade? Outro dia falarei dele!

Confira um trecho da crônica "Tempo de delicadeza":

"Sei o que vão dizer: a burocracia, o trânsito, os salários, a polícia, as injustiças, a corrupção e o governo não nos deixam ser delicados.
- E eu não sei?
Mas de novo vos digo: sejamos delicados. E, se necessário for, cruelmente delicados."

Nenhum comentário: