segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Encontro Cultural de Laranjeiras














Hummm, hoje foi dia de cores e batuques. Peguei minha máquina e saí captando imagens no Encontro Cultural de Laranjeiras, onde pude ver pela primeira vez a apresentação de vários grupos folclóricos e ficar emocionada. Pois é, já imaginava que iria gostar daquela aglomeração de pessoas da "melhor idade" com seus trajes coloridos, aquela energia vibrante, o tom da zabumba e as espingardas em punho.
Laranjeiras foi para a porta assistir à passagem da procissão. Ôpa! Procissão? É, eu também pensei que toda procissão fosse igual, com aquelas músicas cantadas pelas beatas e o ritmo lento daquela marcha interminável. Mas, não! Fiquei surpresa com a procissão do folclore, com suas batidas, a risada idosa e ingênua, o cortejo que mais parecia um bloco de Carnaval por entre as ruas e becos da cidade.
Enquanto a caminhada seguia adiante, ao longe já se via os primeiros "blocos" voltando, formando um corredor central por onde se misturariam todos os grupos folclóricos para desembocar diante de um igreja um pouco mais distante. No céu, o ar estava cintilante, aqui embaixo vários fotógrafos - amadores e profissionais - empunhavam suas câmeras tentando congelar imagens que poderiam resultar numa bela exposição.
Bom, não fui até o fim. Precisava de mais fôlego para acompanhar aquelas senhoras tão faceiras que, embaixo de sol forte, com vestimentas variadas e uma garrafinha de cachaça, carregavam o estandarte e os sonhos de manter viva a história das comunidades representadas na festa. Porém, consegui o suficiente: observar a multidão, ganhar semblantes congelados em fotos e levar para casa a lembrança de uma tarde carimbada com as cores do movimento popular laranjeirense.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, estava procurando material sobre o Encontro Cultural de Laranjeiras e olha quem eu achei... Você!!
Sou daí da cidade (Laranjeiras), estudo Física Licen, na Ufs, Matemática na Unit e ainda arranjo tempo para trabalhar.
Gostei do seu post, sou apaixonado pela terra onde nasci e fiquei muito otimista com a chegada da ufs em Laranjeiras, acredito vai dar outra dinâmica na cidade.
Bom, para vc felicidades e fica com Deus.

Bjaum!